Os investimentos em renda fixa são mais seguros por serem previsíveis, diferentemente da renda variável. Por isso, investir em CDB (Certificado de Depósito Bancário) pode ser uma excelente opção para investidores de diferentes perfis.
Qual é a rentabilidade real de um CDB após os descontos de impostos e inflação?
Este conteúdo não é uma recomendação de investimento.
O que é CDB?
CDBs são títulos de dívida emitidos por bancos a fim de financiar suas operações.
Ao adquirir um título desses, o que se faz na prática é emprestar dinheiro à instituição financeira. Em troca, o investidor é remunerado com o valor aplicado acrescido de uma taxa de juros.
Os CDBs possuem prazos variados e alguns oferecem liquidez diária, permitindo resgate imediato. Trata-se de um investimento seguro, que conta com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) no valor de até R$ 250 mil por CPF.
Os CDBs configuram investimentos de renda fixa e podem ter sua rentabilidade prefixada, pós-fixada ou híbrida, ou seja, que combina uma parte prefixada e outra atrelada a algum índice do mercado, como o IPCA, o índice que mede a inflação no país.
O que é rentabilidade real de um investimento?
A rentabilidade real de um investimento é o quanto ele rende após descontar o Imposto de Renda e demais tributos aplicáveis e o impacto da inflação sobre o retorno obtido.
Compreender e calcular a rentabilidade do CDB é essencial para avaliar seu impacto no poder de compra ao longo do tempo.
Como calcular a rentabilidade líquida de um CDB?
O cálculo da rentabilidade líquida de um CDB considera a rentabilidade bruta, impostos e possíveis taxas de administração. Confira o passo a passo a seguir para fazer o cálculo:
Determinar a Rentabilidade Bruta
O primeiro passo é determinar a rentabilidade bruta do investimento, ou seja, a taxa de juros acordada no momento da aplicação, que pode ser:
- Pré-fixada: a taxa de juros é definida no momento da contratação e não muda até o vencimento;
- Pós-fixada: a taxa é atrelada a algum índice de mercado e pode apresentar variações;
- Híbrida: uma parte prefixada e outra pós-fixada.
Calcular o Imposto de Renda (IR)
O Imposto de Renda incide sobre a rentabilidade do CDB, e a alíquota varia conforme o prazo da aplicação. As alíquotas do IR são as seguintes:
- Até 180 dias: 22,5%;
- De 181 a 360 dias: 20%;
- De 361 a 720 dias: 17,5%;
- Acima de 720 dias: 15%.
Calcular a Rentabilidade Líquida
Para calcular a rentabilidade líquida, basta subtrair o Imposto de Renda da rentabilidade bruta, usando a seguinte fórmula:
Rentabilidade líquida = Rentabilidade bruta × (1−Alíquota de IR)
Para tornar mais didático, vamos dar um exemplo prático. Vamos supor que a rentabilidade bruta de um CDB seja 13% ao ano e que o prazo de vencimento seja em dois anos, ou seja, sujeito a uma alíquota de IR de 15%.
Nesse caso, o cálculo seria o seguinte:
Rentabilidade líquida = 13%×(1−0,15)=13%×0,85=11,05%
Embora raro, algumas corretoras cobram taxas de administração, que devem ser consideradas no cálculo. Se for esse o caso, deve-se subtrair a taxa da rentabilidade líquida para chegar a um valor preciso.
Em geral, em CDBs, as taxas de administração não são aplicadas. Mas lembre-se de sempre verificar com a sua corretora de valores na hora de adquirir o título. Calcular a rentabilidade real fornece uma visão mais precisa dos resultados de seus investimentos, e deve fazer parte da rotina de todo investidor.